por @inescmel – Turismóloga, Apaixonada pelo Piauí 💙
O território brasileiro possui grande extensão, chegando a ter dimensões continentais. O país possui seis ecossistemas diferentes. Com toda a riqueza da nossa flora, podemos distinguir em cada quilômetro percorrido, os diferentes biomas e matas.
Especialmente no Piauí, temos a presença do bioma Caatinga, que é possível observar características do Cerrado. As belezas da vegetação podem ser contempladas em todo o território piauiense, e em especial nos parques e áreas de conservação naturais do nosso estado.
O Piauí tem se destacado no turismo não convencional, esse estado que é pouco conhecido, tinha ficado de fora da “lista de desejos” dos viajantes, ou seja, não é um estado que tá no topo dos lugares para se visitar, certamente pelo fato de não estarmos no auge dos sites de viagens e de glamour. Costumo falar que o Piauí, não é para qualquer um, é especial e delicado viajar por aqui, é um local para viajantes sensíveis à natureza intocada. Quando se trata do nordeste do Brasil, os viajantes falam especialmente de Fortaleza e Bahia. Já os mais ousados, e que buscam por destinos pouco visitados, ou pouco explorados, acabam colocando o Piauí na lista, e quando chegam aqui, surpreendem-se, e a fala é: “Eu não imaginava que o Piauí poderia ser tão bonito”.
Para visitar o Piauí, é importante considerar que somos o estado com o menor litoral do Brasil, bem pouco explorado: as nossas praias são semi desertas, com vilas e vilarejos ainda preservando a vida simples e tranquila, ficando fora do contexto das outras praias do Brasil, o que torna o nosso litoral único e especial.
Com imensas faixas de areia para andar sozinho, em baixas temporadas, ou até mesmo na alta, é possível visitar praias semi-desertas e não encontrar tantas pessoas, e considerar que a presença humana será de um pescador nativo, cuidando do seu barco de pesca.
Considerando que o Piauí também tem uma extensão territorial de norte a sul de cerca de mil quilômetros, em todo o estado é possível conhecer locais incríveis, de natureza intocável, com história e cultura pitorescas.
Para chegar ao Piauí, é possível desembarcar em 3 principais aeroportos, o da capital Teresina, o de Parnaíba no litoral piauiense, e o recém inaugurado aeroporto de São Raimundo Nonato. As capitais do Maranhão e do Ceará, também ficam bem próximas do nosso estado, e é possível acessar por esses principais aeroportos. Além das cidades de Cruz – CE e Barreirinhas – MA que contam com aeroportos regionais com voos semanais e regulares.
Atentando-se às oportunidades de visitação e acessos por esses aeroportos, o Piauí tem as portas abertas para o mundo, abrangendo cidades turísticas no litoral piauiense, com boa infraestrutura hoteleira, hospitais, postos de atendimento de saúde, bancos e passeios de barco ao Delta do rio Parnaíba.
Ficando apenas a 3:30h de viagem de Campinas (VCP), o aeroporto fica numa região bem central da cidade, próxima de vários hotéis, e pontos turísticos. Os passeios são feitos com transfer in/out (hotel>tour>hotel), para a comodidade de todos os visitantes. Já para chegar por Teresina, é possível pegar um ônibus da empresa Expresso Guanabara, que dura 6h de Teresina a Parnaíba, ou um transfer do aeroporto de Teresina, que dura apenas 4h. Já do aeroporto de Cruz- CE (JJD), o acesso pode ser feito de transfer até a cidade de Jijoca, e de Jijoca a Parnaíba, tem opções de transfer privado, e ônibus também da expresso Guanabara, em alguns dias na semana. Chegar ao Paraíso é fácil. Não disse que é, rápido!